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10 vantagens da natação

Desde 2007, ano em que a Virgin Active Porto Gran Plaza abriu as suas portas, que a piscina tem prestado serviços de qualidade relativamente a natação, hidroginástica, entre outros.
O número de utilizadores tem vindo a crescer tanto na vertente lúdica como em adesões à Escola de Natação.

O nosso objectivo é que todos os sócios passem pelo meio aquático e entendam, através da experiência contínua, os benefícios estupendos que podem usufruir da natação.
Neste sentido, escrevemo-vos no sentido de enumerarmos os principais 10 benefícios da natação que, no caso de já frequentar a Escola de Natação, não serão novidade para si!

Convidamo-lo(a) a entrar no mundo da natação, que certamente mudará a sua vida para sempre, assim como a visão que tem do nosso clube…
A prática regular de natação pode oferecer a todos um largo leque de benefícios de saúde, incluindo sentirem-se e parecerem mais jovens!

Deste modo, apresentamos as 10 dicas para melhorar a sua saúde:

1: Vida mais longa
A Natação pode, pelo menos, evitar uma morte prematura. Investigadores da Universidade da Carolina do Sul seguiram 40.547 homens e mulheres, com idades dos 20 aos 90 anos, durante 32 anos e descobriram que aqueles que nadavam tinham uma taxa de mortalidade inferior em 50% relativamente a corredores, caminhantes e sedentários.

2: Menos stress, melhor disposição e atividade cerebral
William Wilson relacionou, em 1883 através de uma publicação, as pessoas com hábitos de natação e a sua felicidade, classificando-as como as mais felizes de entre os atletas!
Wilson provavelmente não sabia disto no séc. XIX, mas toda esta felicidade pode dever-se à libertação de químicos de “boa-disposição” conhecidos por endorfinas – um dos efeitos secundários mais agradáveis da natação.
A natação pode inclusivamente provocar uma resposta de relaxamento semelhante à alcançada no Yôga, isto deve-se em parte, ao constante alongamento/contração muscular e a uma respiração ritmada e profunda. A natação é também um exercício altamente meditativo, com o som da nossa respiração e o chapinar da água agindo como um mantra que nos ajuda a esquecer todas as outras distrações.

3: Risco reduzido de Diabetes
Quando se trata de “baixar os Diabetes”, existem poucas prescrições tão poderosas como o exercício aeróbio. Num estudo, homens reduziram o risco de diabetes numa média de 6% por cada 500 Kcal semanais de treino aeróbio. Com apenas 30 minutos de natação (estilo de bruços, por exemplo) pode queimar 900 Kcal, reduzindo assim o risco de contrair diabetes tipo 2 em mais de 10%! No que respeita as senhoras, foi realizado um estudo apenas com mulheres que demonstrou que um treino vigoroso de natação, uma vez por semana, baixou o risco de contraírem diabetes tipo 2 em 16%, comparativamente a mulheres inativas.
Para quem tem diabetes tipo 1, este tipo de exercício aeróbio pode ser particularmente benéfico, por aumento da sensibilidade à insulina.

4: Melhoria do Colesterol
Ser saudável implica uma relação certa de colesterol no organismo, em vez de termos pouca quantidade dessa substância no sangue. Especificamente, é benéfico um nível elevado de “bom” colesterol (HDL) e um nível baixo de LDL, ou “mau” colesterol.

A natação consegue balancear estes níveis graças à sua componente aeróbia. Está provado que a natação aumenta o nível de HDL!

Ainda mais, estudos demonstraram que exercício aeróbio como a natação pode manter as nossas artérias em boa forma. Num estudo com sexagenários que participaram em exercício aeróbio, as artérias apresentavam características de indivíduos 30 a 40 anos mais novos!

5: Melhoria dos sintomas de asma
Ao contrário do exercício com ar seco do ginásio ou as alergias sazonais ou ainda o ar gélido de inverno, a natação fornece a oportunidade de treino na presença de ar húmido, que pode ajudar a reduzir os sintomas de asma induzidos pelo exercício.

Exercício na piscina pode não somente evitar ataques de asma, se formos propensos a tal, como melhorar essa condição. Num estudo, um grupo de crianças completou um programa de natação de 6 semanas verificando-se melhorias nos sintomas de asma, ressonar, respiração pela boca e diminuição de crises mais graves com internamento hospitalar.
Esses benefícios de saúde mantiveram-se durante um ano após esse programa.
Mesmo indivíduos sem sintomas de asma podem beneficiar da natação, dizem os autores do estudo, já que aumentam o volume pulmonar e aprendem técnicas de respiração adequadas.

6: Controlo de peso
Durante muito tempo, muita gente pensou que, devido à temperatura da água ser inferior à do nosso corpo, seria difícil perder peso com um treino aquático. Como muitas ideias antigas, esta foi revista. A natação é hoje vista como um dos maiores métodos de “queimar” calorias disponíveis, e é ótimo para manter o peso controlado.

O número exato de calorias gastas, como é lógico, depende da nossa fisiologia e da intensidade do nosso treino, porém em média por cada 10 minutos de natação gastamos: 60cal no estilo de bruços; 80cal a nadar costas; em crol 100cal; e a nadar mariposa incineramos 150!
Um bom método de gastar calorias na natação é o treino em pirâmide. Sem entrar em pormenores, aconselhamos a informar-se junto de um dos nossos professores
ou nadador-salvador.

7: Um coração mais saudável
Do mesmo modo que tonificamos músculos como os peitorais, tricípites ou quadricípites, a natação ajuda a melhorar o músculo mais importante de todos: o coração.

30 minutos diários de natação podem diminuir a probabilidade de ocorrências de DAC (Doença das Artérias Coronárias) nas mulheres em 30 a 40%. Adicionalmente, está provado que exercício aeróbio regular pode reduzir a pressão arterial.

8: Melhoria da flexibilidade
A natação tem a capacidade de provocar no nosso corpo um largo espectro de movimentos que ajudam a manter as articulações e ligamentos soltos e flexíveis. Os membros superiores movem-se em arcos amplos, a anca está ativa pelo movimento das pernas a serpentear na água, a cabeça e coluna sofrem rotações harmoniosas bilaterais. Em cada braçada, ao estendermos o braço, não só ajuda a nadar melhor como promove um alongamento do corpo desde a ponta do dedo da mão até à ponta do dedo do pé.

9: Melhoria da tonificação muscular e força
Lembram-se ver algum golfinho gordinho? Ou um nadador com fraca aparência? Pois é…isto é devido à natação ser um excelente meio de incremento de força e tonificação muscular.

A água é 12 vezes mais densa do que o ar e o nadador tem de se propulsionar na água, logo, cada braçada e cada pernada é sujeita a uma resistência. Isto é o princípio básico da tonificação muscular ou incremento de força – sujeitar os músculos a estímulos contra uma resistência!

10: A habilidade de fazer mais com menos
A natação oferece algo que mais nenhum exercício aeróbio oferece: a possibilidade de treinarmos o nosso corpo sem impacto nocivo para o sistema esquelético. Devido à força de impulsão da água, qualquer corpo submerso torna-se mais leve. Por exemplo, se estivermos numa piscina com água pelo pescoço o nosso peso passa a 10% do peso real. Isto faz da piscina o local ideal para treinar músculos doridos, articulações presas, especialmente em casos de peso excessivo ou diagnóstico de artrite.

Ah, quase que me esquecia... também ensinamos a nadar!
Boas braçadas.

Filipe Morais
Pool Manager na Virgin Active Porto Gran Plaza

 

Comentários (8)

Ester

Enviado el

Olá,queria saber se a natação deixa as pernas mais musculosas,aumentam o bubum e diminuem as celulites. Obrigado Desde já! Responder

Ester

Enviado el

Olá,queria saber se a natação deixa as pernas mais musculosas,aumentam o bubum e diminuem as celulites. Obrigado Desde já! Responder

conceicao viana

Enviado el

Bom dia!
Gostaria de ter informação sobre as aulas de natação, horários, preços...

Obrigada Responder

Filipe Morais

Enviado el

Bom dia, Conceição!

Parabéns pela tomada de decisão que irá mudar a sua vida!
As aulas da nossa Escola de Natação abrangem todas as idades, desde bebés até adultos. São aulas com a duração de 45 minutos, com um ou dois professores e estará sempre presente um nadador-salvador. Os nossos horários são alargados, existindo aulas de manhã, hora de almoço, início da tarde e final do dia. Convido-a a enviar-me um email com o seu contacto de modo a esclarecermos outras questões e a agendarmos uma visita sua ao nosso clube.
O meu endereço é: filipe.morais@virginactive.pt

Boas braçadas! Responder

Diana Pinto

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Boa noite.
Eu não sei nadar como devo
proceder para aprender, marco na recepção? ! Obg Responder

Filipe Morais

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Olá, Diana.
Parabéns pela iniciativa!
A nossa Escola de Natação tem vários horários de aulas de modo a abranger todos os sócios.
Na sua próxima visita ao clube pode pedir na receção para ser contactada por mim e eu fa-lo-ei o mais rapidamente possível.
Boas braçadas Responder

Ricardo

Enviado el

Gostei do artigo, vale a pena ler.

Gostaria ainda de saber e ver explicado quais os benefícios / vantagens de quem tem dores de costas, em praticar natação.

Os números é que não são coerentes entre ponto 3. e ponto 6. , para além da confusão entre cal e Kcal.

Um abraço Responder

Filipe Morais

Enviado el

Olá, Ricardo.
Obrigado pelo comentário!
A definição de calorias é a quantidade de energia necessária para elevar em 1 grau Celsius a temperatura de 1 g de água. No entanto, passou a ser mais conveniente definir o joule como unidade de energia. Deste modo, 1 caloria = 4,1868 joule. Assim, e conventualmente, utilizamos a unidade de medida caloria (cal) quando na verdade se deveria utilizar a quilocaloria (Kcal), pois uma necessidade de 1800 calorias diárias traduzem-se na verdade em 1 800 000 calorias (1800Kcal). Neste caso, não existe diferença entre cal e kcal.
Relativamente à primeira questão, a natação é realmente benéfica em casos especiais (patologias diversas, condições específicas) para quem sabe nadar ou para quem está incluído num programa de aprendizagem/aperfeiçoamento de natação. Pois deste modo o professor fará o acompanhamento devido.
Teremos o maior prazer em recebe-lo no nosso clube para esclarecimento dessas e outras questões.
Boas braçadas. Responder